sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Maria Antonieta

Marie Antoinette (2006)
Sofia Copolla

Se você me segue no Twitter vai perceber que eu estou numa vibe bem Marie Antoinette, isso porque estou revendo o filme pela terceira vez.
Esse é o terceiro filme de Sofia Copolla, e de novo trata do universo feminino. O filme não foi bem recebido em Cannes, pois os franceses acharam que ele denegria a imagem da rainha.
Eu vejo as coisas de outra forma, eu acho que Marie Antoinette, mais que um personagem histórico era uma mulher, e nesse filme=ela é retratada como a mulher Marie Antoinette.
A história do filme é bem conhecida, trata-se da trajetória desde que Marie Antoinette chegou à Versailles até o momento que deixa o castelo por conta da Revolução Francesa.
Os fatos históricos estão lá, mas não acho que esse foi a maior preocupação de Sofia, mas sim mostrar como ela passa de menina a mulher num mundo como Versailles. Ela chega inocente, pelo menos é isso que mostra o filme, e incapaz de satisfazer seu marido e os anseios da corte (um herdeiro), ela se vira para suas preocupações e as de Versailles, passa os dias comprando, comendo, bebendo e jogando.
Marie sijoga passa a viver essa vida glamurosa e mostra pouca preocupação com assuntos reais, mas isso não significa que a moça não sofreu: pressão para consumar seu casamento (galëre,demorou 07 anos), perda de filho, e a revolução. O legal é que Sofia mostra uma mulher passando por tudo isso, e não só uma rainha, ela humaniza o personagem e a torna atual, isso com a ajuda da trilha sonora atual (tem até Strokes \o/), all star e festas moderninhas.


A Cena: O aniversário de 18 anos, com Ceremony do New Order ao fundo.

Destaques: A trilha sonora, sou A-P-A-I-X-O-N-A-D-A, a direção de arte maravilhosa (como fas/), Jason Schawartzman, ótimo como o reii bobão Louis XVI.

A vida na corte, o famoso All Star está aí (10 s.):


2 diretores frustrados se pronunciaram:

Chris disse...

I want candy!

Heidinha disse...

nem vi ainda :(