segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Dogville


Dogville (2003)
Lars von Trier


Dogville, okay, é difícil falar desse filme, porque ele está naquela categoria take it or leave it , ou você ama ou odeia. Eu, gostei. Mesmo se o roteiro não for bom, o que não é o caso, ver um filme diferente como esse sempre vale a pena.
Todos sabem que no filme não há cenário, somente demarcações no chão e objetos de cena como no teatro. Vemos cortes bruscos, camêra desfocada, zoons desgovernados, as regras são quebradas, tudo para dar destaque às atuações.
Então, vamos à história. Grace, fugindo de um grupo gangsters se esconde em Dogville, pacata cidade de poucos habitantes, e recebe abrigo de Tom, o filósofo do lugar.
A patir daí, os personagens são apresentados, com todos suas peculiaridades, e vemos como a cidade conquista Grace, como Grace conquista a cidade, e como tudo desanda.
Os habitantes, antes protetores de Grace se voltam contra ela, e ela assiste à tudo pacificamente, mas ninguém é só bom ou ruim, existe dualidade em todos nós e Grace prova isso, "Dogville não merece existir", esse é seu veredicto.
O filme retrata muito bem sua ótima galeria de personagens, com todos os seus defeitos, dualidades, e ironias.


A cena: Grace no caminhão, a cena é linda, repare como parece que ela está sob as estrelas, e por um momento temos, como ela, esperança num final feliz.

Destaque: Paul pegael Bettany, mënines cobissay.A narração, adoro filmes com narração!

Queridos leitores ,assíduos , amanhã tem Manderlay pra galëre.

5 diretores frustrados se pronunciaram:

Chris disse...

é muito caro ser cult.

prefiro ser mainstream.

Heidinha disse...

é muito caro ser cult.
prefiro ser mainstream. [2]

tb concluí isso depois que paguei 5 reais pra ver cartas de iwo jima. na locadora aqui perto de casa tinha transformers po 2,50.


não vi dogville, mas adoro o paul. cobissay.

Anônimo disse...

Mirele, eu te amo.
mas seu blog é um saco.
Recomendo aos leitores que vão pra outra freguesia.
Um beijo

Anônimo disse...

E nao conheço essa gente a quem voce se refere. alias nao conheço nenhum filme deste blog.
Eu curto AMERICAN PIE!!

Anônimo disse...

Indieotas