domingo, 24 de fevereiro de 2008

Zelig


Zelig (1983)
Woody Allen

Eventualmente esse dia ia chegar, ele só demorou tanto por causa das firulas que eu comentei no post anterior. Mas ele chegou: hoje é dia de Zelig. \o/
Não, esse filme do Woody Allen não está no título do blog porque é o único filme que eu conheço que começa com a letra Z (acossado a zelig, de a à z... sacou?), tem também o... e o... Na verdade não tem nenhum, mas ele não deixa de ser especial.
O filme é um pseudo-documentário, sobre Leonard Zelig, um homem camaleão, capaz de se transformar em qualquer pessoa que esteja perto dele. O filme, passado na década de 20 mostra o a doença e o tratamento de Zelig com a Dr. Eudora Nesbitt Fletcher, por quem ele se apaixona, já que é interpretada pela Mia Farrow (veja bem, a Scarlett nem tinha nascido)
Humor é o que não falta, as situações como o plot já induz (oi? um homem camaleão)são surreais, as mudanças por quais eles passam, as raízes dos seus problemas psicológicos, o relacionamento com a Dr. Eudora. Tudo é retratado com muito humor com doses cavalares de nonsense e críticas aos Estados Unidos dos anos 20 sem deixar de lado as neuroses típicas de Allen e seu ritmo peculiar.
Bom, não há muito mais o que dizer, o filme é bem curtinho e aposto minha coleção do Doinel que vale muito a pena, quem não gostar pode vir cobrar de mim depois.E quem aí tiver o telefone do Sr. Allen, por favor me passar.

1 diretores frustrados se pronunciaram:

Jojo disse...

Apesar do seu bluóg ser sobre filmes, gostei da investida no post anterior, misturando td. O dia-a-dia, o filme, a música.