sábado, 23 de fevereiro de 2008

Jules & Jim


Bom, esperando a hora de me arrumar pra sair no sábado a noite, animada com minhas unhas vermelhas e a expectativa de me requebrar ao som de bandas indies, eu tenho uma epifania blogueira: faço muuuita firula pra escrever aqui, e nunca escrevo nada. Vide as 10 resenhas aqui postadas em três meses (okay, os números devem estar errados mas a idéia está aí.). Então, como uma Fênix, vou fazer isso renascer das cinzas (oi? adoooro um melodrama). E adoro mais ainda um filme francês. E tem um que queria comentar há séculos, mas nunca tive tempo.

Jules & Jim - uma mulher para dois.


Esse filme de Truffaut, como o título em português nos faz o grande favor de explicar, trata de um triângulo amoroso.
Jules gosta de Catherine, que gosta de Jules e também de Jim e porque não, também de Gilberte.
O filme retrata toda essa lambança amorosa, cheia de idas e vindas, gostos e não gostos. E antes que você odeie a Catherine, como eu odiei, vou falar o que acho que ela representa. O amor.Bom, nós sabemos que como dizia algum filósofo algum tempo atrás nós mudamos sempre, o amor não é diferente, e como Catherine, não é possível saber seu novo capricho.
Então, trocando em miúdos, é isso que o filme faz,mostra as faces do amor: inconstante como Catherine, ou fiel como o de Jules, que assiste à todas as escapadelas da mulher no melhor estilo "quero te ver feliz, e isso que importa".
A relação dos três também é mostrada de forma lírica,[é francês, né?]e é interessante ver como os três se completam, e se entendem muito bem, mesmo na situação em que se encontram.
Sem dizer, que é um filme do Truffaut, e se alguém, não sabe porque eu gosto tanto dele (só perde pro Woody, mas isso é outro assunto), assista! Eu até emprestaria meu DVD, mas já tá emprestado...



Ah, já que virou festa, vai aí uma dica musical: Nouvelle Vague.Banda francesa.Covers em ritmo de bossa nova.



Love will tear us apart (live @ Glasto) - [cara, daria um rim pra ir no Glasto]

Ah, sim! E quando eu aprender a tocar violão, a primeira música vai ser essa:



Jeanne Moreau - Le Turbillon de la vie [repare na letra, nem precisa falar francês pra entender do que ela canta: eeeee, as inconstâncias do amor.]

0 diretores frustrados se pronunciaram: