sábado, 14 de março de 2009

A primeira noite de um homem


A primeira noite de um homem é um dos clássicos dos anos 60, e é estrelado por um Dustin Hoffaman novinho, gatinho e irreconhecível e narra os dias de formado de um entediado Benjamim Broddock.
Eu já tinha visto esse filme, láááááá no primeiro ano de faculdade, e hoje ( apenas 03 meses após terminar a temida faculdade) eu resolvi assistir "O graduado" de novo ( otítulo original, muito mais justo, é The Graduated).
Ben já nos mostra toda sua felicidade e alegria de ter se formado em sua primeira cena, ele anda pelo aeroporto de LA ao som de "Sound of Silence" de Simon & Garfunkel. Aí, que quando eu vi o filme pela primeira vez eu não entendi qualé de tanto tédio. Aí, que agora eu entendo.
Senhores, não é nada fácil ter 22 aninhos (meu caso) ou míseros recém completos 21 no dele, se formar e terminar aqueles que sempre fomos ensinados que eram os melhores anos de nossa vida, ter que encarar que a vida boa acabou e que a real começa, e me entenda bem, não tem volta, amorzinho, e ainda por cima ter um montão de gente esperando um montão de coisa de você, tiops, pra ontem. Ok, isso não aconteceu bem assim comigo, tenho que escrever antes que papai um dia leia isso e fique chateado. Mas acontece com Ben.
Eu acho que toda a pressão que Ben sofre é belamente retratado na cena da festa, o diretor abusa do primeiríssimo plano e corre com a câmera atrás de Ben, é obvio que a atenção está toda em cima dele, e que isso sufoca o menino imensamente.
No meio disso tudo ele reencontra sua vizinha Sr. Robinson, amiga de seus pais, ela que de boa não tem nada, percebe a vulnerabilidade do menino e isso isso pra iniciar um affair com ele. Ben que de bobo tem um bocado, aceita.
O telespectador passa a achar que esse affair irá ao menos animar Ben, mas não é o que vemos na incrível edição que o diretor cria, Ben continua estático, imóvel e não é possível saber se eles passa os dias com a amante ou vagabundeando na piscina dos pais, mas isso não faz diferença mesmo, a inquietação continua presente no rapaz.
Até que a personagem Elaine entra na trama, filha de Sra. Robinson ela logo capta a atenção de Ben que faz de tudo para conquistar a moça. E não é que ele consegue?
Mas a cena final nos inqueita mais ainda, Ben e Elaine estão no ônibus após fugirem da igreja ( uma das melhores cenas que já vi, Ben usa uma cruz pra bater nos convidados e fugir com a noiva), assim que eles entram no ônibus esperamos beijos e amassos, mas não é bem isso que acontece. Ben volta ao seu antigo "eu", é uma cena angustiante, pois esperamos um sorriso, algo que mostre que Ben agora é feliz, mas isso não acontece.

É, pequeno Ben, você pode traçar a Sra. Robinson e sua filha no mesmo mês, mas isso não vai mudar o fato de que agora você é adulto, e tudo mais que isso implica.

Ai, me deprimi agora, dá licença que eu vou ler o gibi da Mônica.

0 diretores frustrados se pronunciaram: